Les Adjectifs Interrogatifs


Les Adjectifs Interrogatifs






Quel (masculino singular)

Quelle (feminino singular)

Quels (masculino plural)

Quelles (feminino plural)

Exemples:
*Répondez aux questions avec votre informations

1- Quel est votre age?
J’ai 22 ans.

2- Quel est votre nom?
C’est Rodrigues.

3- Quel est votre prénom?
C’est Marla.

4- Quelle est votre profission?
Je suis journaliste.

5- Quelle est votre nationalité?
Je suis brésilienne.

6- Quelle est votre adresse?
C’est au Avenida Rio Verde, 321.

7- Quel est votre pays?
C’est Brésil.

8- Quelle est votre situation de famille?
Je suis célibataire / marrié(e) / veuf (veuve) / séparé(e).

9- Quelle est votre ville?
C’est Goiânia / Fortaleza / São Paulo…

10- Quel est votre numéro de teléphone?
C’est 3333-6633.

"Les saisons de l'année"


Les saisons de l’année
(Le cézôn de lanê)


Printemps
(préntân)
Eté

(etê)


Automne
(ôtône)
Hiver

(ivér)




La saison est une période de l'année qui observe une relative constance du climat et de la température.


D'une durée d'environ trois mois, la saison joue un rôle déterminant sur l'état de la végétation qui dépend essentiellement de facteurs climatiques.
L'expression: fruits et légumes de saison illustrent parfaitement l'influence de la saison sur l'état de la végétation.

D'un point de vue astronomique, une saison correspond à l'intervalle de temps que la terre occupe sur une portion de l'espace lors de sa gravitation autour du soleil.
C'est l'inclinaison de l'axe des pôles, combinée à la rotation de la terre autour du soleil, qui fait qu'il se produit une alternance des saisons.
Elles correspondent aux périodes qui séparent le passage de la Terre à certains points de son orbite ou, réciproquement, du Soleil à certains points de la sphère céleste, et que la mécanique céleste désigne par les équinoxes et les solstices.

Ainsi, dans les zones de climat tempéré, les saisons astronomiques correspondent grossièrement à quatre phases d'évolution du climat dans l'année :
printemps,
été,
automne,
hiver.




Dans les zones de climat tropical, on parle également de saisons mais dans le sens de saison des pluies et de saison sèche.



Cozinha(s) Francesa(s)


Pode-se dizer quee não existe "a cozinha francesa", mas sim "as cozinhas francesas".

Assim como em qualquer outro país, a culinária na França é um grande mosaico de costumes que difere de região para região. E o caráter regional da cozinha francesa é bastante marcado. No geral, os pratos típicos de cada região estão intimamente relacionados com o clima e a produção agrícola local, mas a influência dos países vizinhos também está presente.


Um ditado diz que existem duas Franças: a França que cozinha com creme de leite e manteiga, no Norte, e a França que cozinha com azeite de oliva, no Sul. Em uma visão um pouco menos simplista, pode-se afirma que a culinária Francesa está dividida da seguinte forma:

- Norte e Nordeste da França: cozinha influenciada pelos países flamands (Bélgica e Holanda), onde consome-se muita batata, carne de porco, endívias e cerveja;

- Noroeste: a cozinha do noroeste divide-se na cozinha da Normandia, onde se consome muito creme de leite, manteiga, maçãs e cidra, e a cozinha da Bretanha, onde o forte são os frutos do mar;

- Leste: o leste da França já pertenceu à Alemanha (quem nunca ouviu falar da Alsácia ?), por isso os pratos típicos são as carnes de porco, as salsichas e o choucroute. Acompanham o vinho branco e a cerveja;

- Sudeste: a chamada cozinha mediterrânea possui fortes influências italianas, e utiliza muito o azeite de oliva, o tomate e as ervas aromáticas (as Herbes de Provence);

- Sudoeste: nesta região a culinária utiliza muito as carnes de pato e ganso, assim como os seus derivados. Na fronteira com a Espanha, região do País Basco, alguns pratos são comuns entre os dois países, como o presunto cru.

França de trem?



Fora da capital francesa, cidades cheias de vida, como Marselha e Mulhouse, revelam uma cultura suave como um queijo brie, e 22 regiões oferecem especialidades gastronômicas locais, vinhos, castelos, história e o prazer de viver.



Dicas

Paisagem urbana
Depois de ver em Paris o revolucionário Centro Pompidou e a enorme Torre Eiffel, vá ao sul conferir o rico ocre da renascentista Lyon e a influência espanhola em Toulouse. Dirija-se ao oeste para conhecer a neoclássica Bordeaux e ao leste para descobrir os inúmeros canais de Estrasburgo. Mais ao norte, inspire-se com a catedral gótica de Rouen.

Paisagem natural
Pule de castelo em castelo no Vale do Loire. Em Provença, impressione-se com o Mont Saint Victoire de Cézanne ou corra com cavalos selvagens na planície de Camargue. Apanhe mirtilos nos Alpes e toque menires pré-históricos na ventania da Bretanha. Voe de parapente nos pontiagudos Pireneus e navegue em uma canoa no exuberante rio Ardèche. Nade nas águas transparentes da Córsega.

Leve para casa
Saia à caça de azeite de oliva em Provença, patê de foie gras em Dordogne e queijo azul em Roquefort. Encha a sacola de itens de marca em Paris, Saint-Tropez e Cannes ou produtos a preços de barganha nas lojas de fábrica de Lille. Adquira produtos artesanais como luvas em Millau e porcelana em Limoges. Compre vinho do Loire, da Burgúndia e de Bordeaux ou cidra de pêra da Normandia.


Comes e bebes
Experimente especialidades regionais, como o substancioso cassoulet (cozido de carne de porco e feijão) no sudoeste, galettes (panquecas salgadas) e cidra na Normandia ou a sopa bouillabaisse acompanhada do inebriante pastis em Marselha. Os vinhos vão de impagáveis garrafas de Bordeaux a clássicos econômicos da província de Languedoc.


Nova perspectiva
Freqüente exposições de arte contemporânea em locais como os Abattoires em Toulouse e o Palais de Tokyo em Paris. Ou então passeie pelo viaduto Millau, a estonteante obra do arquiteto Norman Foster.


Lugares populares em França
Ais de Provença
Angoulême
Annecy
Avignon
Besançon
Bordeaux
Cannes
Dijon
Grenoble
La Rochelle
Lille
Lourdes
Lyon
Marselha
Montpellier
Mulhouse
Nantes
Nice
Paris
Rennes
Estrasburgo
Toulouse
Tours


Fronteiras
Alemanha
Bélgica
Espanha
Inglaterra
Itália
Luxemburgo
Suíça


Destaques

Annecy

Moldada por montanhas cobertas de gelo às margens do lago homônimo, a cidade francesa de Annecy atrai amantes de esportes aquáticos no verão e de esqui no inverno. Visite na Cidade Velha o Palais de l’Île, uma antiga prisão construída no século XII e que parece flutuar no canal Thiou.



Besançon
, no leste da França. A cidadela construída no século XVII e tombada pelo patrimônio histórico observa ruas com prédios de pedras brancas construídos na época romana. Passagens arcadas e pátios escondidos são perfeitos para se perambular sem rumo.


Cannes
Suave, ensolarada e repleta de celebridades, Cannes fica na Riviera Francesa, com uma curva de praias, lojas de marca, arquitetura art decó e experientes jogadores de petanca espremidos entre o Mediterrâneo e as montanhas ao fundo.



Fonte: www.raileurope.com.br/France

Queijos, chocolates e vinhos os sucessos da cozinha francesa

Sucesso da cozinha diária dos franceses: o queijo

A variedade de tipos, feitos com leite de cabra, vaca ou ovelha, chega a impressionar: 365, um para cada dia do ano, incluindo os saborosos Maroilles e Dauphin, os picantes Rollot e Coulommiers e os aclamados Munster, Brie e Camembert.
Um dos muitos templos do fromage em Paris, a casa Androuët oferece uma rica seleção: os cremosos, os fortes, o tipo sueco dos Alpes (usado para fondue), o Cantal, que é bem curado, aromático e meio duro, e o Roquefort, entre tantos outros.


Misto de mousse e espuma delicada de queijo, o tipo Fontainebleau lembra o gosto da nata e é também considerado sobremesa. Foi criado pelo mestre Barthélemy, na década de 40. Hoje, pode ser apreciado em várias regiões da França, mas encontra na cidade que lhe deu o nome, localizada nos arredores de Paris, um de seus endereços mais especiais: a Fromagerie Barthélemy, que oferece a receita original da iguaria.



O queijo Camembert é macio e cremoso. Existe desde o século 18 na Normandia.
O Camembert é feito de leite de vaca sem ser pasteurizado,
é amadurecido pela cândida de Penicillium por três semanas.
é produzido em formas pequenas, aproximadamente 250 gramas
em peso, que são embrulhadas em papel e empacotado em cai-
xas de madeira finas.
O Camembert pode ser usado em muitos pratos, mas pode ser
comido cru com pão ou com vinho ou carne, goza de sabor sutil
e textura que não sobrevivem ao aquecimento. Normalmente
é servido à temperatura ambiente.


Chocolate...

Já o chocolate francês é conhecido por ser o menos doce do mundo, mesmo sendo igualmente saboroso. Há muito tempo, era usado como medicamento, recomendado ao rei Luis XIV por seu boticário, o monsieur Sulpice Debauve. Em 1800, junto com seu sobrinho Antoine Gallais, Debauve abriu uma fábrica de chocolates, cuja reputação fez rapidamente dele o fornecedor oficial dos reis Louis XVIII, Charles X e Louis-Philippe. Assim, há mais de 200 anos, essa casa parisiense de fama mundial oferece delícias fabricadas com cacau.





Vinhos...

A França também é referência quando o assunto é vinho de altíssima qualidade. Em Paris, sommeliers exigentes e curiosos sobre o assunto podem encontrar verdadeiros achados na Vinis Illustribus, parada obrigatória para quem busca vinhos antigos e garrafas raras, além, claro, de uma fina seleção dos melhores rótulos fabricados atualmente em todo o mundo.






Dica

Uma vez por lá, não deixe de visitar o magnífico Museu e Castelo de Fontainebleau, que foi consagrado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1981 e é considerado um dos mais majestosos da França. Sua construção foi iniciada no século XII e a decoração, a partir do século XVI. Ambas são realizações dos italianos Rosso e Primaticcio, introdutores do maneirismo – movimentos artísticos de retomada de certas expressões da cultura medieval, contrários aos valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista – no país.







Fonte:
http://www.franceguide.fr/



Mais em:
http://universogastronomico-turismo-brasilrs.blogspot.com/