Economia

A França é a quarta potência econômica mundial em produto interno bruto (PIB). Seus trunfos são muitos: transportes, telecomunicações, indústrias agroalimentares, produtos farmacêuticos, mas também o setor bancário, o de seguros, o turismo, sem esquecer os tradicionais produtos de luxo (bolsas e malas, moda, perfumes, bebidas, etc.).

A França, cujo superavit comercial foi de 19,3 bilhões de euros em 2003, é o quarto maior exportador de bens (principalmente bens de equipamento) no mundo e o segundo no que se refere aos serviços e à agricultura (principalmente cereais e produtos agroalimentares). O país é o maior produtor e exportador agrícola europeu.

Por outro lado, a França realiza 70% de seus intercâmbios comerciais com seus parceiros da União Européia (50% com a zona do euro).

A França ocupa o quarto lugar mundial em aporte de investimentos diretos provenientes do exterior. De fato, os investidores apreciam a qualidade de mão-de-obra francesa, o alto nível da pesquisa, o domínio das tecnologias avançadas, a estabilidade da moeda e um bom controle dos custos de produção.

• Produto interno bruto - PIB (2003) : 1.551 bilhões de euros • Taxa de crescimento do PIB (2003) : 0,5 % • Inflação (2003) : 2,2 % • Superavit comercial (2003) : 19,3 bilhões de euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário