Moeda única

Em 1° de janeiro de 2002, o euro tornou-se a moeda única de 300 milhões de europeus distribuídos por 12 países da União Européia (a zona do euro).

Chega-se assim ao final de um longo processo de análise, preparação das economias nacionais e transição para o euro.


1969: na reunião de cúpula de Haia, os seis países-membros da Comunidade Econômica Européia (CEE) estabelecem como objetivo a União Econômica e Monetária (Plano Barre).

1971: o plano Werner propõe uma convergência das economias nacionais com vistas a dotar a CEE de uma moeda única. A instabilidade das moedas européias faz com que o projeto seja deixado de lado por um tempo.

1972: é instaurado um controle da flutuação das moedas européias, com a criação da serpente monetária européia e, em 1979, com o sistema monetário europeu (SME).

1986: o Ato Único inscreve no tratado de Roma o objetivo da realização progressiva de uma União Econômica e Monetária (UEM).

1990: primeira etapa da UEM, com a livre circulação de capitais.

1992: o Tratado de Maastricht define os critérios de convergência entre as economias dos países participantes, etapa prévia para a moeda única.

2 de maio de 1998: o Conselho Europeu estabelece a lista dos países participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal (adesão da Grécia em 2001).

1° de junho de 1998: criação do Banco Central Europeu (BCE) encarregado da política monetária européia.

1° de janeiro de 1999: o euro torna-se a moeda única. A taxa de conversão entre o euro e as moedas nacionais (1 euro = 6,55957FF) é estabelecida de maneira irrevogável. As transações nos mercados de capitais passam a ser feitas em euros.

1° de janeiro de 2002: entrada em vigor do euro nos 12 países participantes.

17 de fevereiro de 2002: o franco deixa de circular.

Mudar de moeda exige um esforço de adaptação por parte dos consumidores, das empresas e dos serviços públicos.

Uma infinidade de aspectos da vida cotidiana pedem ajuste: etiquetagem dos preços, conversão das contas bancárias, criação de bilhões de novas notas e moedas, recolhimento dos francos, etc.

Para maiores informações, consulte o site:
http://www.finances.gouv.fr/


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário