Florestas

Os bosques e florestas ocupam aproximadamente 16,3 milhões de hectares, ou 30% do território nacional.

Ocupando o terceiro lugar em superfície dentro da União Européia, o maciço florestal francês progrediu 46% desde 1945 e aumenta a cada ano em torno de 74.000 hectares. Ele é constituído em sua maior parte de árvores folhosas (2/3) enquanto as resinosas representam o terço restante.

O Escritório Nacional das Florestas (ONF em francês) é encarregado da gestão das florestas de domínio público (1.760.000 hectares) além dos bosques e florestas pertencentes às coletividades públicas (1.810.000 hectares).

Os 11.700.000 hectares restantes pertencem a 3.500.000 proprietários privados. Riqueza biológica e paisagística, local de passeio e descanso, a floresta francesa permite também uma colheita anual de 52 milhões de metros cúbicos de madeira.

Assim, ela participa de forma única do desenvolvimento rural fornecendo matéria prima a vários ramos de atividade, que criam por sua vez um grande número de empregos.

A floresta francesa também contribui para a luta contra as transformações climáticas estocando o carbono atmosférico. Sua estocagem anual suplementar está avaliada em 10 milhões de toneladas de carbono.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário