A francofonia

Em sua acepção mais ampla, a francofonia engloba todas as ações de promoção do francês e dos valores que este veicula.

No sentido institucional - quando é escrita com F maiúsculo -, ela qualifica a organização internacional - OIF - que reúne os 56 países e governos que optaram por aderir a sua Carta.


Quem são os francófonos?

Uma comunidade em plena expansão.

O francês nunca foi tão falado no mundo. Ele está entre as grandes línguas de comunicação do planeta. Embora seja menos falado que o chinês ou o hindi, ele é, juntamente com o inglês, a única língua presente em todos os continentes.


Por que falar francês?

Na América do Norte, para afirmar uma identidade cultural.

Na África Subsaariana, o francês permite o acesso à educação básica. Ele também é a língua do desenvolvimento e da modernidade.

Na Europa Central e Oriental, o conhecimento do francês está associado ao fato de se pertencer a uma Europa unida: suas três capitais, Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo, são francófonas e, nas instituições da União Européia, o francês é língua de trabalho.

O francês também é uma das línguas de trabalho na ONU, uma das duas línguas oficiais do Comitê Olímpico Internacional, a única língua universal dos serviços postais e a língua principal da União Africana.

A língua francesa está cada vez mais presente na Internet.


Quem ensina o francês

Os operadores da Francofonia, em estreito diálogo com a França e os 900.000 professores de francês no mundo, avaliam a demanda e ampliam o ensino a novos públicos.

Os liceus franceses e os estabelecimentos correspondentes no exterior contribuem amplamente para a difusão do francês. Essa rede única de mais de 400 estabelecimentos, implantada em 130 países, acolhe mais de 250.000 alunos franceses e estrangeiros.

A TV5 também dá o seu apoio aos professores de francês com o programa "Aprender e ensinar com a TV5".



TV5 - A televisão internacional em língua francesa

Com mais de 147 milhões de lares recebendo seu sinal pelos cinco continentes e 59 ligações de satélite, a TV5, segundo canal na classificação das televisões internacionais, oferece 24 horas de olhares cruzados pelo mundo.

264,1 milhões de pessoas compartilham a língua francesa.





Lista de endereços

Organisation internationale de la Francophonie
28, rue de Bourgogne 75007 PARIS

www.francophonie.org


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário