Transporte ... estrada... trem

As Estradas


As auto-estradas francesas são as melhores da Europa, não tem o que se discutir!

A perfeição é tamanha que encontramos até tratamento paisagístico ao seu redor, fazendo com que o passeio seja o mais agradável possível.

Porém nada é gratuito, muito pelo contrário, são também as estradas mais caras de toda a Europa! A alternativa é utilizar as gratuitas estradas Nacionais ("Route National – RN") que são de boa qualidade, mas de via única, velocidade reduzida e menos sinalizadas. As RN são ótimas para curtas distâncias.

Uma viagem Lyon-Paris (462Km – 3h30 de viagem por "auto-route") custa aproximadamente 200F e leva algo como 4 horas de viagem (veja quadro).

A velocidade média em uma "auto-route" é de 130Km/h, porém, mesmo a esta velocidade, se viaja com segurança e tranquilidade.

As auto-estradas são muito bem sinalizadas e pode-se realizar longas distâncias em curto espaço de tempo. Ao entrar em uma "auto-route" você retira um ticket que será contabilizado no momento de sua saída. Porém muita atenção, não existe "RETORNO" nas "auto-routes" francesas.
Uma boa dica é: "Em qualquer viagem ou situação nunca esqueça o seu guia Michelin!".

Distâncias de Paris para as outras 9 sedes:

Saint-Denis : região metropolitana ao Norte de Paris.

Lens : região ao sul de Lille, situada à 190Km de Paris (1h30 pela "auto-route" A1) (Norte).

Nantes : maior cidade da região da "Bretagne", à 385Km de Paris e à 200Km de Tours (Vale do Loire) (cidade situado ao Noroeste do país).

Lyon : à 462 Km de Paris (3h30 – saída de Paris pela "auto-route" A6). (Centro – Este da França)

Saint-Etienne : à 520 Km de Paris ou 50 Km de Lyon. (saída de Paris pela "auto-route" A6)

Bordeaux: à 579 Km de Paris e situada no Oeste do país. Região de fabricação do melhor vinho tinto do mundo. (4h30 pela "auto-route" A10)

Montpellier: à 810Km de Paris, 410Km de Lyon e 180Km de Marseille. Situada ao sul da França no Mediterrâneo. (à 7h de Paris – saída de Paris pela "auto-route" A6, em Lyoun seguir à A7)

Marseille : à 770Km de Paris e 330Km de Lyon. Cidade com maior paixão pelo Futebol na França. Sede do famoso "Olympique de Marseille". Sul do país, no Mediterrâneo. (à 7h de Paris – saída de Paris pela "auto-route" A6, em Lyon seguir à A7)

Toulose: à 696Km de Paris, 240Km de Bordeaux e 270Km de Montepllier. Cidade situada ao sudoeste da França. (4h30 – saída de Paris pela "auto-route" A10; em Bordeaux seguir à A62)




O Trem


A viagem de trem oferece conforto, segurança, comodidade, economia e ainda proporciona tempo para descansar, estudar novas localidades e apreciar paisagens, cidades e pessoas. A rede ferroviária francesa é controlada pela empresa SNCF ("Societé Nationale de Chemine de Fer Français"), e cobre quase a totalidade do território Francês.

A viagem Paris-Lyon pode ser feita através do famoso TGV ("Train à Grande Vitesse") que é a síntese da inovação da tecnologia ferroviária francesa. O preço da viagem fica em torno de 550F, porém se marcado com bastante antecedência pode ser reduzido em até 50%. O TGV viaja à uma velocidade de 260Km/h e é muito confortável.
Antes de entramos no trem somos obrigados a marcar o bilhete que será apresentado ao "controlleur" (fiscal) do trem. Vindo do Brasil você poderá negociar aqui o Eurailpass (passe ferroviário) que além de mais barato permite que você tome o trem, desça em qualquer cidade, visite-a e continue a viagem.
Atenção as viagens de trem necessitam reserva, que podem ser feita na própria "gare" (estação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário