gastronomia & clima



Se a cozinha francesa já varia enormemente de uma região à outra, ela também varia muito ao longo do ano, ou seja, a cozinha francesa é sazonal.

Acredito que para a maioria dos brasileiros falar a sazonalidade culinária não seja algo realmente marcante, pois temos quase sempre as mesmas frutas, os mesmos legumes e as mesmas verduras disponíveis durante todo o ano.

Na França, onde o contraste entre as estações do ano é bastante acentuado, a cozinha é fortemente ditada pelo ritmo sazonal.


Na primavera (entre março e junho), é comum o consumo de aspargos, rabanetes, espinafres e ervilhas. Estes vegetais são utilizados em pratos leves, como cremes, saladas ou simplesmente cozidos no vapor. Nesta época também começam a aprecer os primeiros morangos (por hora vindos da Espanha, onde o clima é mais quente), framboesas e tangerinas, muito utilizadas nas sobremesas.


Com a chegada do verão (de junho a setembro), aumenta o consumo de saladas e pratos leves. Os ingredientes da época são a berinjela, a alcachofra, os tomates, a abobrinha e as ervas-de-Provence. Todos estes ingredientes são tipicamente utilizadas nas receitas "Provençais", típicas do sul da França. O verão é época também de morangos (desta vez franceses), framboesas e cerejas. Assim, consome-se muito destas frutas, seja in natura, seja na forma de tortas, flans, mousses ou sorbets. No verão, aumenta também o consumo de vinho branco e rosé.





Com o outono (de setembro a dezembro), inicia a época dos cogumelos. Os cogumelos são muito utilizados como acompanhamento de carnes, mas também podem ser consumidos cozidos, fritos, em sopas ou em saladas o. Outono também é época de alho-poró, muito utilizado em sopas, cremes e cozidos.


No inverno (de dezembro a março), a cozinha francesa adota receitas mais quentes e mais calóricas, geralmente com muito queijo e creme de leite. Batatas, abóboras e endívias são amplamente utilizadas nesta época para a elaboração de gratinados, servidos sempre muito quentes. Em razão das festas de final de ano, consome-se também muito foie-gras (patê de fígado de ganso), nozes e peru. O inverno é época das receitas de montanha, como a Tartiflette (batatas gratinadas com queijo reblochon e creme de leite) e a Raclette (batatas cozidas, recobertas com queijo raclette derretido e acompanhadas de embutidos e frios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário