A cozinha francesa é notável (e turística).



Não só porque ela é internacionalmente conhecida mas principalmente pela sua tradição.

O Francês típico adora comer!
Sentar-se à mesa, e degustar os mais sofisticados pratos é um ritual vivo que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos tempos na França.
Ao mesmo tempo pode-se discutir os próximos encontros gastronômicos ou a sua complexa preparação.


Um almoço ou um jantar na França está dividido basicamente em 4 grandes etapas: a entrada, o prato quente, os queijos e a sobremesa. É assim que você encontrará os menus nos restaurantes. Um menu completo pode variar de 80F à mais de 1000F, dependendo do local.

No Quartier Latin, um bairro tradicional de Paris, se come facilmente por 60F, em restaurantes mais simples e especiais das cozinhas: francesa, árabe, grega, etc. É claro que, durante cada uma destas 4 fases existe um Vinho que a acompanha, porém em um restaurante, o francês pede normalmente um vinho típico da região e/ou uma garrafa de água. Refrigerante pode parecer sacrilégio!

Saber escolher o vinho certo é uma arte que exige um talento especial.
Os franceses são acostumados ao paladar, ao aroma e as cores desde cedo, exatamente como os brasileiros são habituados à arte da bola.
Não se deixe enganar, esta arte é delicada e requintada, porém escolher um bom vinho acompanhando um bom prato vale a pena, pois este é um costume que chegou ao seu extremo na França.


Alguns pratos são: bouillabaisse (um peixe que é a especialidade da "Provence", ao sul), "rôti de veau ou de porc" (carne assada de vitelo ou porco), "boeuf borguignon" (prato da Borgogne; pedaços de carne de boi acompanhado de um molho especial), "gratin dauphinois" (batatas banhadas em creme, especialidade da região de Grenoble),... .

O francês, não costuma dar gorjetas (o famoso "pour boire"), porém como turistas eventualmente será necessário adicionar 10 à 15% ao valor da conta ("l’addition") do restaurante.

Queijo ("le fromage")

Dizem que existe mais queijos na França do que dias no Ano! Durante a Copa, você vai certamente se fartar e deliciar dos melhores queijos do mundo! Em cada região você encontrará o seu queijo típico, alguns imperdíveis como: o Roquefort (da cidade de Roquefort e da região situada entre Toulouse e Montpellier), o Camembert (da Normandia), o Brie (da "Seine-et-Marne", região à leste e Sudeste de Paris), o Compté (do "Jura", região entre Dijon e a Suíça), o Beaufort e o Reblochon (da "Savoie" nos Alpes) ao lado do clássico "Emmenthal"!.

Vinho

O Vinho vai pelo mesmo caminho, apesar de parecer mais tradicional ainda. Os vinhos mais famosos são os da "Borgogne" (região entre Dijon e Lyon) e os de "Bordeaux".


Os da Borgonha podem ser secos e leves como o Chablis ou um tinto encorpado como os da "Côte de Nuits".

Já a região de Bordeaux produz os melhores vinhos tintos do mundo! Nesta região, procure o "Office du Tourisme" e peça informações sobre várias excursões de um dia, visitando os vinhedos, o campo, a prova, a degustação e, é claro, as compras.

Os tipos mais conhecidos desta região são o "Saint Emilion, Sauternes, Frosnac, o Médoc", com nomes famosos como: o Chateau Margaux, o Chateaux Mouton Rostchild e o Chateaus Lafite.

De qualquer forma, em qualquer lugar verifique sempre na etiqueta da garrafa de vinho que você adquirir a marca: "Appelation d’Origine Controlé" que garante sua originalidade e qualidade. Os preços são de todos os tipos, variando com a safra.

Outro clássico é o Champagne. O Champagne é um vinho espumante que ganhou o nome pela região onde foi desenvolvido pelo Monge Beneditino Dom Perignon, em Epernay (cidade à 26 minutos de Reims) .
Você pode visitar as adegas mais conhecidas do mundo e ver os requintes de sua preparação. Algumas imperdíveis que estão ao redor da Catedral Saint Remi em Reims, são: Veuve Clicquot-Ponsardin, Pommery, Taittinger, Piper-Haidsieck e Besserat de Bellefon. A famosíssima Moët & Chandom fica em Epernay e pode ser visitada sem marcar hora. A visita a uma "cave" custa em torno de 30F/pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário