França em si


A França é um país rico e desenvolvido, que disputa com a Alemanha e o Reino Unido a liderança da economia na União Europeia, pois é a terceira economia da Europa (Alemanha, Reino Unido, França, Itália) e a sexta do mundo (EUA, Japão, Alemanha, República Popular da China, Reino Unido, França). Paris é uma das cidades mais populosas do continente, e figura como uma cidade mundial, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A França funciona com um istmo que liga a Península Ibérica ao resto do continente, fazendo fronteira com a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Andorra e com o Principado do Mónaco. O Eurotúnel liga a França ao Reino Unido, passando sob o Mar do Norte. Por esse túnel circula-se somente em trem, que leva de um país para o outro mercadorias, turistas e passageiros. A França tem três áreas de litoral: a Oeste, o Oceano Atlântico, ao Norte, o Mar do Norte e ao Sul o Mar Mediterrâneo, e áreas montanhosas como os Alpes, os Pirenéus e os Vosges, onde a prática de esportes de inverno é intensa e estimuladora da economia local.


Fronteiras

( Formação territorial da França )
Seu território europeu é limitado pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Canal da Mancha (que a separa do Reino Unido) e o Mar do Norte ao norte, por Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália ao leste, e pelo Mar Mediterrâneo, Andorra, Mônaco e Espanha ao sul. Além do território europeu, a França conta com os DOM ("département d'Outre-Mer" ou seja, departamento ultramarino) e os TOM para ter uma abertura sobre o Mar do Caribe, o Oceano Índico, o Oceano Pacífico e mesmo, sobre o Oceano Glacial Antártico. Assim, com a Guiana francesa, a França tem fronteiras terrestres com o Brasil e o Suriname.

Nenhum comentário:

Postar um comentário